quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Relatório do Curso Introdução à Educação Digital - Proinfo

Todo conhecimento provoca em nós mudanças significativas, que nos fazem quebrar velhos paradigmas, ultrapassar barreiras, melhorar a nossa prática.
O Curso Introdução a Educação Digital – Proinfo, atendeu todas as minhas expectativas, pena que o tempo foi curto, poderia ser pensado para o próximo, uma carga horária maior.
Tenho uma formação básica em informática, e esse curso veio somar.
Aprendemos criar blog, inserir vídeos, figuras, interagir com outros colegas através dos blogs, formatar texto, baixar vídeo, criar slides, fizemos leituras do material de apoio, que nos possibilitou maior conhecimento. Fizemos reflexão de textos, vídeos e inserimos as impressões em nosso blog.
Todas as atividades desenvolvidas, tinham como intenção, nos auxiliar a pensar uma prática pedagógica, utilizando as tecnologias como ferramentas a mais, para um trabalho mais criativo, interativo, prazeroso, voltado para aquisição de conhecimento.
Tivemos como professora a assessora do CRTE do NRE de Loanda, Cláudia Verone de Oliveira, foi uma ótima professora, embasada teoricamente, de uma metodologia de fácil entendimento, e uma relação baseada no respeito, na amizade e no companheirismo, diante disso houve uma boa integração professora/alunos, o que possibilitou a todos, ficar bem a vontade para tirar todas as dúvidas, que ela prontamente esclarecia.
Houve um bom relacionamento entre o grupo, o que permitiu a troca de experiências, bem como a colaboração com os demais colegas, que apresentava dificuldade em realizar alguma atividade.
Uma das atividades que me chamou atenção, foi aplicar o conhecimento adquirido no curso, na elaboração de uma aula, que foi apresentada no grupo, houve integração entre professora e cursistas, o legal que no final houve troca de idéias, sugestões de aulas, foi muito legal, a dinâmica utilizada pela professora.
Quero parabenizar e agradecer a você Cláudia, pelo amor e dedicação ao trabalho realizado, e a todos os colegas, pela amizade e partilha.
Um abraço a todos!
Eliane

domingo, 8 de novembro de 2009

"Hoje é Tempo de Ser Feliz" - Pe. Fábio de Melo

http://www.youtube.com/watch?v=qmwh-a584P0

Realmente, "Hoje é Tempo de Ser Feliz". É tempo de preparar a terra, lançar a sementes, colher frutos.

Neste curso, muitas sementes foram lançadas. Sementes de amizade, de partilha, de conhecimento. Agora cabe a cada um, cuidar das sementes lançadas, para uma boa colheita.

Um abraço a todos.

Eliane

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

A Tecnologia Aproxima o Ser Humano

A tecnologia aproxima o homem, mas esta também, pode por algum motivo falhar (falta de energia, torre, conexão, problemas técnicos...), mas o homem sempre dará um jeitinho de alcançar o seu objetivo.
Para nós profissionais da educação é bom sempre estarmos preparados ao utilizar uma tecnologia, pois está pode nos deixar na mão e ai?
A capacidade do homem em lidar com diferentes situações, fará com que ele busca alternativas para superar a falha da tecnologia. Mais uma vez, o vídeo vem mostrar que as tecnologias não substituem o homem, mas oportuniza ao mesmo ferramentas que lhes facilitam a vida.

Tecnologia na Educação

http://www.youtube.com/watch?v=epxv9W7bgOA

Como estamos utilizando as tecnologias em sala de aula?

Devemos refletir sobre esta questão, pois as tecnologias estão a nosso dispor, mas isto não basta, devemos analisar criticamente as diferentes tecnologias e utiliza-las afim de proporcionar aos nossos educandos, uma maior assimilação do conteúdo a ser apreendido.

O video vem mostrar, que as diferentes tecnologias devem possibilitar a elaboração de aulas mais atrativas, criativas e críticas, que venham enriquecer os conteúdos trabalhados.

domingo, 25 de outubro de 2009

Análise do texto: "As Mídias na Educação" (Moran)

O texto: "As Mídias na Educação", de José Manuel Moran, nos faz refletir como estamos ulizando as diferentes mídias na educação.
A escola deve deixar de ser um desmancha prazeres, conhecer o que chama atenção dos alunos nas diferentes tecnologias, passar a valorizar isso, para depois propor a estes, novas análises das informações contidas nestas, principalmente as trazidas pela TV.
Como escola, devemos ajudar nossos educandos: interpretar, contextualizar, apropriar e construir conhecimentos, contidos nas informações que recebem, dentro e fora da escola.
As tecnologias devem ser para o professor, ferramentas que venham contribuir, enriquecer suas aulas. Estas já não devem ficar fora da escola, pois fazem parte da realidade de nossos alunos.
Portanto, nós educadores, devemos conhecer as diferentes tecnologias, principalmente aquelas que fazem parte do dia-a-dia de nossos alunos, utilizando as mesmas de maneira crítica e criativa.
A sala de aula deve ser um espaço sedutor, dinâmico, de busca, troca, construção de conhecimentos, de consciência crítica e transformadora.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Reflexão sobre Lacerda

"Existe toda uma mitologia construída em torno da tecnologia e de seu potencial para melhorar nossas vidas, conduzindo-nos a uma sociedade melhor. Você já sobre isso?" (Lacerda, 2001, p. 20)

Todos deverão ter acesso a tecnologia, no entanto toda tecnologia, não deverá estar a disposição daqueles que não tenham um objetivo concreto, real e construtivo na utilização da mesma. Da mesma maneira que a tecnologia encurta distância, melhora e facilita a nossa vida, ela também nos torna escravos e alienados, sem capacidade de desenvolver o senso crítico , pela facilidade que esta nos proporciona.

Apresentação do Curso Proinfo

domingo, 11 de outubro de 2009

Impressões do vídeo: "Fronteiras Digitais"

O vídeo "Fronteiras Digitais", relata o que estamos vivendo atualmente. Apesar da era digital, existem muitas fronteiras como: a falta de conhecimento, o comodismo, o medo do novo, entre outros.
Como Joaquim, personagem do vídeo, muitos alunos veem a escola como arcaíca, ultrapassada, mesmo esta, dispondo de diversas tecnologias. As diferentes mídias existentes nas escola, são utilizadas muitas vezes tradicionalmente, trocando a cópia do quadro, pela cópia da TV multimídia e do monitor do computador.
Muitos pais se encontram como o João e a Maria, num mundo bem distante do que vivem seus filhos, não há diálogo, pois já não falam a mesma língua, a família vive em crise, bem como a escola e desta forma a sociedade como um todo.
Estar inserido no mundo digital, exige de nós quebrarmos velhos paradigmas, buscando através da teoria/prática, ultrapassar as fronteiras que nos impedem conhecer e dominar as tecnologias, utilizando estas em benefício de todos.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Impressões do texto de Lacerda

Enquanto pedagoga devo conhecer as tecnologias, não apenas para aquisição de conhecimentos, mas também e principalmente para auxiliar professores e alunos, quanto ao uso das tecnologias. Lembrando que esta vem contribuir com o crescimento de todos.
No dia-a-dia, observo que existem profissionais que se empenham em utilizar as tecnologias como ferramentas para enriquecer suas aulas, outros não utilizam estas por falta de conhecimento, e ainda, aqueles que utilizam as mesmas como matação de aula.
Ao participar deste curso espero poder auxiliar aqueles que não sabem utilizar as tecnologias, mostrando a estes que essas ferramentas podem enriquecer e muito suas aulas, porém estas nunca os substituirão. Orientando também os alunos como utilizar as tecnologias na apropriação do conhecimento.

Análise do vídeo "Dos Sonhos aos Ares"

O vídeo, "Dos Sonhos aos Ares" relata a busca do homem em realizar seus sonhos, bem como evoluir e não desistir frente as dificuldades encontradas no meio do caminho que com certeza serão muitos. Nesta necessidade de facilitar sua vida o homem dia-a-dia traz inovações que lhe proporciona maior comodidade e maior conhecimento através do desenvolvimento tecnológico. A informática foi um grande passo dado pelo homem, já que está possibilita a este realizar atividades com maior rapidez; através de suas ferramentas podemos adquirir conhecimentos que aprimoram a nossa prática; por meio da Internet, viajar pelo mundo sem sair de casa, adquirir informações do qual talvez não teríamos acesso.
Portanto, nós profissionais educação não devemos cair no comodismo e ter medo das tecnologias, já que estas vieram para nos auxiliar, melhorar nossa trabalho e não nos substituir.

As tecnologias afetam diretamente nossas vidas e hoje já é impossível vivermos sem o uso do computador e das ferramentas que este oferece, bem como das diferentes mídias.


Mídias na Educação

http://br.geocities.com/projano2004/pite.h14.gif

Hoje, todo profissional, principalmente os da Educação, devem conhecer as tecnologias visando a busca de informações que lhe proporcionem conhecimentos que melhorem sua prática.
Como pedagoga, resolvi participar deste curso para adquirir novos conhecimentos, conhecer ferramentas que me possibilitem enriquecer meu trabalho, bem como auxiliar os professores quanto ao uso das tecnologias, já que sabemos que elas não fazem nada sozinhas, por traz de cada mídia estamos nós e que se não soubermos usá-las corretamente esta pode se tornar um complicador.